Bem vindos, ao meu primeiro dia de Blog...

Será que essa coisa vai funcionar, bom vamos tentar!
Tento a mais de dois anos, com erros de gramática e de português, escrevo para saciar coisas que tenho dentro de mim.



terça-feira, 29 de março de 2011

Chernobyl nos ensina o que pode acontecer com Fukushima. Uma lição terrivel...




Relembrando a tragédia de Chernobyl através de imagens.

Tradução livre Vini Sacchi
A partir de site Russia em ingles.


Agora, que está ocorrendo o vazamento na usina nuclear de Fukushima, as pessoas estão se lembrando do desastre ocorrido em 26 de abril de 1986 com tristeza, com o que aconteceu naquela data em um dos geradores nucleares de energia na Ukrania, na época ainda território da União Sovietica. O reator foi completamente destruído numa explosão e uma grande quantidade de substancia radioativa foi liberada nos ecosistemas ao redor da usina, que á época, foi considerada a maior deste tipo.





Esta foto da usina atômica de Chernobyl foi tirada 1986 e mostra a dimensão da explosão. 10 anos depois, a estação ainda continuava em operação devido a necessidades de energia ucraniana, que só foi completamente suspensa apenas em 2000.(AP Photo/ Volodymyr Repik)

Em 1991, mais um incêndio aconteceu em chernobyl, alguem soube disso? (AP Photo/Efrm Lucasky)

Foto aéra de Chernobyl, a fotgrafia foi tirada 3 dias após a explosão do 4º reator. (AP Photo)

Foto publicada na "Soviet Life" na época do acidente, o governo adimitia que uma emergencia ocorrera na ukrania, mas não dava nenhuma informação adicional. (AP Photo)

Agricultor sueco tira palha radioativa poucos meses depois da tragédia (STF/AFP/Getty Images)

Médico soviético examina uma criança evacuada. A foto foi tirada durante uma viagem organizada pelas autoridades soviéticas para mostrar como lidar com as consequências da explosão. (AP Photo/Boris Yurchenko)

Dois meses antes do desastre! Foto que documenta a visita do então presidente Gorbachev em 23 de fevereiro de 1986.  (AFP PHOTO / TASS)

A fila de moradores na cidade de Kiev,  aguardando serem examinados para ver se existia alguma contaminação radioativa. (AP Photo/Boris Yurchenko)

Garoto  o aviso em um playground de Wiesbaden. Uma semana depois da tragédia de Chernobyl todos os parques infantis na cidade foram fechados devido ao nível de radiação. (AP Photo/Frank Rumpenhorst)

Um dos engenheiros que trabalhou na usina, sendo examinado por médicos algumas semanas depois do desastre. (STF/AFP/Getty Images)

Ativistas de uma organização de proteção ambiental marcam os vagões que transportavam soro seco radioativo em Bremen, Alemanha.(AP Photo/Peter Meyer)

Trabalhador de um matadouro carimba gado abatido com dizeres "livre de radiação" em Frankfurt. (AP Photo/Kurt Strumpf/stf)

Foto de arquivo de 14 de abril de 1988, mostrando trabalhadores passando pelo painel de controle  do 4º gerador que foi destruído no desastre. (AFP PHOTO/ GENIA SAVILOV)

Foto  de 14 de abril de 1998, do painel de controle do gerador atômico nº 4 destruído em 1986.  (AFP PHOTO/ GENIA SAVILOV)

Propaganda do governo para minimizar o perigo real. " Nós vamos realizar a parefa do governo!" esse era o slogan dos trabalhadores que tomaram parte no isolamento de concreto sobre o reator destruído. Consta nas noticias da internet, que todos faleceram anos depois. (AP Photo/ Volodymyr Repik)


 O operador do unico gerador que permaneceu ligado em Chernobyl, faz seu trabalho anotando indices da operação diária. Foto é de 20 de junho de 2000.  Foto sem nome do autor.

 As meninas Oksana de 17 anos e Alla de 15 anos de idade, sendo tratadas com raios infra-vermelhos em um hospital infantil em Cuba. Centenas de jovens russos e ucranianos, que receberam uma dose de radiação foram tratados gratuitamente em Cuba. (ADALBERTO ROQUE/AFP)

Foto de um menino sendo tratado no Centro de oncologia e hematologia em Minsk, construído depois da tragédia de Chernobyl.  18 de abril de 2006, as sequelas continuam. (VIKTOR DRACHEV/AFP/Getty Images)

Vista da cidade de Pripyat e o reator numero quatro no dia da suspensão total dos serviços da usina, em 15 de dezembro de 2000.  (Photo by Yuri Kozyrev/Newsmakers)

Roda-gigante num parque de diversões da cidade fantasma de Pripyat. Cerca de 45 mil pessoas, que viviam na cidade em 1986, foram totalmente evacuadas três dias depois da explosão.

Parque de diversões, abandonado na cidade de Pripyat, perto da usina nuclear.  26 de maio de 2003 "vamos brincar perto da usina." . (AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY)

Mascaras de gás, descartadas numa sala de aula na evacuação da cidade de Pripyat. 23 de maio de 2003. (AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY)

Caixa vazia de Tv num quarto de hotel em Pripyat. 26 maio de 2003. (AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY)

. A vista da cidade fantasma. (AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY)

Sala de aula abandonada na cidade. 25 Janeiro de 2006. (Photo by Daniel Berehulak/Getty Images)

Trabalhos, livros e material escolar no chão da escola Pripyat. 25 janeiro de 2006. (Photo by Daniel Berehulak/Getty Images)

 Sem legendas - não é necessário, a imagem fala por si. (Daniel Berehulak/Getty Images)

  Sem legendas - não é necessário, a imagem fala por si.  (Photo by Daniel Berehulak/Getty Images)

 Sem legendas - não é necessário, a imagem fala por si.  (Daniel Berehulak/Getty Images)

Foto de idosa que vive em uma aldeia da Bielo-Rússia, 30 km a partir de Chernobyl, onde ainda a aéra é fechada. (AFP PHOTO / VIKTOR DRACHEV)

Foto de idosa com sua criação de porcos, que vive em uma aldeia da Bielo-Rússia, 30 km a partir de Chernobyl, onde ainda a aéra é fechada. . (AFP PHOTO / VIKTOR DRACHEV)

a medição de radiaçõa é feita periodicamente, pois o reator selado será motifero para sempre. foto tirada numa vila da Bielo-Russia. (VIKTOR DRACHEV/AFP/Getty Images)

Menbros de uma equipe de resgate, ensaia antes de um concerto para os moradores de uma vila proxima a uma área fechada na Bielo-Russia.  (SERGEI SUPINSKY/AFP/Getty Images)

Na cidade de Tulgovichi, na Bielo-Russia, onde anteriormente viveram 2000 mil pessoas, hoje só restam 8 moradores. Na foto eles celebram um banquete ortodoxo em casa. (AFP PHOTO / VIKTOR DRACHEV)

 Antigos medidores de niveis de contaminação na usina de Chernobyl. (AFP PHOTO/ GENIA SAVILOV)

Equipe de construção durante a conteção de concreto por sobre o 4º reator.  (AFP PHOTO / GENIA SAVILOV)

Trabalhadores, varem o pó radiotivo nas ruas ao redor da usina, Devido a alta contaminação do local, os turnos de trabalho eram curtos. (GENIA SAVILOV/AFP/Getty Images)


5 comentários:

  1. Que coisa as vezes penso: não construam mais nenhuma vamos de hidroeletrica, mesmo que cause danos. Porque quanto explode é uma merda.
    Rodrigo Dias

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo está acontecendo depois de 25 anos,onde bebes estão nascendo com má formação ou ja nascemcom células cancericínas.E isso´vai acontecer no Japão nas proximas gerações.Totalmente assustador,q será desse mundo,quantas tragédias dessas precisam para q o ser humano fique em extinção?Thera Ataide

    ResponderExcluir
  3. Fantástico Vinie!! Bjos.Bie

    ResponderExcluir
  4. vejo documentário na internet de que existe pessoas morando ainda em pripyat ,será que isso é verdade , gostaria de saber mais do assunto , se caso tiver ,será que eles não sofrem com a radiação , a alimentação , em fim com tudo ?

    ResponderExcluir
  5. Olá. Vou procurar mais sobre o assunto e volto a postar no blog... Até a proxima...

    ResponderExcluir